quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mandala - Significado

Geometria Sagrada – A Mandala é a representação icónica dos princípios base da geometria sagrada, tese segundo a qual a geometria é a forma ordenada da criação. Todas as grandes civilizações antigas utilizavam a geometria na edificação de templos e manifestações de crenças. A título de exemplo, a estrutura das cidades incas foi concebida a partir do quadrado e circulo como elementos de disposição. 
Feng Shui – Antiga prática chinesa que utiliza as leis do céu (astronomia) e da terra (georafia) como forma de melhorar a vida, recebendo “Qi” (energia/ar) positiva. Literalmente traduzido significa vento-àgua. O “Bagua” ou “pa kua” é em si uma Mandala, tal como a Rosa-dos-Ventos também é na civilização ocidental.


Como desenhar uma Mandala

O princípio básico é o centro a partir do qual tudo se desenrola de uma forma ordenada e circular. Logo, basta desenhar um quadrado, sinalizar o centro e desenhar uma circunferência. A partir deste momento tudo o que colocar dentro do limite do círculo deve estar relacionado com o centro e serve, em última análise para desviar o olhar para o mesmo ou a partir dele.

http://mmandala.blogs.sapo.pt/440.html 

Links relacionados:
http://cogumelosamarelos.blogspot.com/2011/12/como-escolher-uma-mandala.html
http://cogumelosamarelos.blogspot.com/2011/12/mandala-historia.html
http://cogumelosamarelos.blogspot.com/2011_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário