segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Caleidoscópio

O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster . Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Durante muito tempo o caleidoscópio não foi mais do que um divertido brinquedo. O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores. Embora tenha sido inventado para fins de estudo científico, durante muito tempo o caleidoscópio foi considerado apenas como um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho geométrico. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando-se assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.

Caleidoscopio passo a passo
Materiais: 
1 papel cartão ou cartolina
3 reguas pequenas embrulhadas com papel laminado ou 3 pedaços de espelho do mesmo tamanho das reguas (precisa ser menor que o tubo de papelão)
Plástico transparente
Contas para artesanato, miçangas, pedaços de vidros coloridos
Fita adesiva
*Se optar pelo caleidoscopio circular use sacola de plastico ou jornal e tubo circular de papelao (pode ser tubo de papel toalha, papel laminado, entre outros).

Passo a passo: Caleidoscopio triangular
1. Se optar pelas reguas embrulhe-as com papel laminado, organize as reguas ou espelhos formando um triangulo com o lado que reflete para dentro e cole com fita adesiva.

2. Feche um dos lados do triangulo de espelhos com o pedaço de cartolina ou papel cartao com um furo da largura de um lapis no centro (é por onde voce vai olhar) e cole com fita adesiva. Feche o outro lado com um pedaço de plastico transparente e cole com fita adesiva.
3. Corte uma tira de papel cartao ou cartolina e cole envolta das tres reguas no lado que esta com plastico, deixando sobrar um pedaço com a largura de um dedo, aproximadamente 1,5cm.
4. Coloque as contas com as cores que preferir e envolva com plastico para nao derruba-las.
 
5. Embrulhe o tubo triangular com papel colorido apenas nas laterais e decore.

  
Passo a passo: Caleidoscopio circular
1. Se optar pelas reguas embrulhe-as com papel laminado, organize as reguas ou espelhos formando um triangulo com o lado que reflete para dentro e cole com fita adesiva.
2. Feche um lado com plastico transparente e cole com fita adesiva. Coloque o tubo triangular dentro do tubo de papelao, deixe o lado que esta tampado com plastico abaixo da altura do tubo de papelao. Se sobrar espaço nas laterais preencha com sacolas ou jornais.

 3. Feche o outro lado do tubo de papelao que fica na mesma altura do tubo de espelhos com um pedaço de cartolina ou papel cartaoparecido com o passo 2 do caleidoscopio triangular, mas o papel devera ser circular na largura do tubo de papelao.
4. No lado que sobra mais ou menos 1,5cm do tubo de papelao acima do tubo de espelhos, corte um pedaço de cartolina ou papel cartao como na parte escura da figura abaixo, com as medidas dos dois tubos.
5. Encaixe o papel sobre o tubo triangular dentro do tubo de papelao, coloque as contas coloridas sobre o papel e o plastico, e tampe com outro pedaço de plastico e cole as bordas como no passo 2 do caleidoscopio triangular. Depois é só decorar.

Um comentário:

  1. Muito legal! As crianças irão se divertir muito e os adultos terão um material vasto de informações. Amei.

    ResponderExcluir