sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A verdade sobre a ilegalizaçao e preconceito a maconha

 Muitas pessoas têm preconceito e justificam isso com argumentos sobre saude e todo aquele blá blá blá que ja estamos acostumados a ouvir. Mas poucos sabem que a maconha no inicio do seculo XX era liberada.
 No entanto, era algo considerado mau, já que era utilizada por árabes, chineses, mexicanos e negros, povos que ate hoje são alvos de preconceito. A ilegalização da planta foi motivada muito mais por fatores raciais, econômicos, políticos e morais do que por fatores científicos.
 Nos anos 20, as grandes industrias de tecidos sintéticos e papel queriam se livrar de um concorrente, o cânhamo (variedades da cannabis) que também era usado na fabricação de papeis e tecidos.
 Ainda em 1920, devido a pressao de grupos religiosos, os E.U.A. proibiram a comercializaçao e a produçao de bebidas alcoólicas, o que resultou no aumento do uso de maconha. Contudo, mais tarde esses mesmos grupos religiosos tambem influenciaram na proibiçao da cannabis, pois a igreja vê o prazer sem merecimento como se fosse um pecado.
 Na Europa a maconha era associada aos imigrantes arabes e indianos e aos intelectuais boemios. No Brasil, faziam seu uso em terreiros de candomblé e apos o trabalho de agricultura. Nos E.U.A. eram os mexicanos que a usavam, ou seja, em boa parte do ocidente era consumida por classes marginalizadas e visto com antipatia pela classe media branca gerando assim a ilegalizaçao e o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário