sábado, 26 de novembro de 2011

Curiosidades sobre pessoas ruivas - 3

26. De acordo com um levantamento Clairol Color Attitude, 71% dos ruivos acham que a palavra "bold" (arrojado, corajoso, confiante, seguro de si) descreve-os muito bem.
27. Enquanto 49% dos entrevistados em uma pesquisa realizada pela Clairol Color Attitude acham que loiros são ingênuos, apenas 15% dos entrevistados pensavam o mesmo dos ruivos.
28. Alguns estudiosos afirmam que a mesma mutação genética responsável pelos cabelos vermelhos também afeta a maneira como os ruivos respondem à dor e anestésicos.
29. No Egito antigo, ruivas foram enterradas vivas como forma de sacrifícios ao deus Osíris.
30. Atualmente, cientistas relatam que os Neandertais possuíam uma variante do gene responsável pelos cabelos vermelhos, mas que não é a mesma variante presente nos seres humanos modernos, sugerindo que elas não se relacionam entre si.
31. Há uma especulação corrente de que os ruivos seriam extintos em 100 anos. No entanto, um artigo da National Geographic afirma que, o número de ruivos pode até reduzir, mas, salvo uma catástrofe, o gene do cabelo vermelho não irá se extinguir.
32. Embora a Escócia tenha a maior proporção de ruivos (13%), seguido da Irlanda com 10%, os Estados Unidos têm a maior população de ruivos no mundo, com 6 a 18 milhões de ruivos, ou 2-6% de sua população .
33. O gene responsável pelo cabelo vermelho inicialmente representava um benefício aumentando a capacidade do corpo para produzir a vitamina D, o que foi importante para as pessoas que vivem mais longe do equador. No entanto, os ruivos de hoje são mais propensos para desenvolver câncer de pele e rugas prematuras.
34. O cabelo vermelho é uma mutação do gene MC1R do cromossomo 16. A mutação bloqueia a produção de eumelanina (pigmento marrom/preto), o que provoca um acúmulo da feomelanina (pigmentos loiro/vermelhos). Alguns cientistas acreditam que altos níveis de feomelanina pode produzir mais mutações e efeitos perigosos quando expostos à radiação UV.
35. Em A tentação de Michelangelo e na Catedral de São Paulo. Eva é representada como tendo cabelos castanhos e loiros, respectivamente. Mas, em ambas as interpretações artísticas, depois que ela come a maçã e ela e Adão são expulsos do Jardim do Éden, Eva é pintada como uma ruiva.
36. “Ruadh gu Brath” é como se fala, em gaélico, "Ruivos para sempre!"
37. "Gingerphobia" é como se designa o medo de pessoas ruivas. Enquanto "Gingerism" é como é designado o bullying ou preconceito contra ruivos.
38. Alguns sobrenomes comuns nas ilhas britânicas refletem a frequência do cabelo vermelho por aquelas bandas, como exemplo podemos citar: Flanary ("sobrancelha vermelha"), Reid ("ruivo, aparência ruiva"), e Flynn ("vermelho").

Nenhum comentário:

Postar um comentário